Trabalhos 2022

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

A Tartaruga e a Lebre

Capa do Livro:

A Lebre está a descansar e a comer à sombra de uma árvore e é ultrapassada pela tartaruga, que lentamente segue o seu caminho.

Personagem ou símbolo da história:

A Lebre foi elaborada usando a técnica de origami e a Tartaruga foi feita como construção usando diferentes materiais( cabeça e rabo-cápsula de café; patas-tampa do pacote de sumo; corpo-boião de polpa de fruta compal.)

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Paisagem da floresta no outono, onde se ilustra uma das partes preferidas da história: momento em que a lebre é ultrapassada pela lenta tartaruga que caminha em direção à meta.

Símbolos FSC e Tetrapak:

O símbolo FSC está numa pedra do caminho e o símbolo tetrapak está no rabo da lebre.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Os alunos estão a desenhar, recortar e colar pequenos retângulos, usando o interior de pacotes de sumo da Compal, com que fizeram a pavimentação de todo o espaço da capa.
Finalização do trabalho<br/>Recorte de pormenores finais; origami da lebre e construção da tartaruga.

Memória descritiva:

A realização desta atividade iniciou-se com apresentação do projeto, pela professora, aos 9 alunos, dos 1.º e 2.º anos, da turma A. Foi-lhes proposto que individualmente escolhessem uma história para ser trabalhada.
Na semana seguinte, cada aluno apresentou aos colegas a sua sugestão, bem como as razões da sua escolha e, após votação, foi escolhida a “Lebre e a Tartaruga”. Nas aulas seguintes, seguiu-se a leitura e exploração oral da obra, a visualização de filmes animados e a escolha do momento /acontecimento favorito da história para ser ilustrado na capa e na contracapa do livro. Tal aconteceu, porque estes alunos gostam especialmente de livros em que a imagem da capa se prolonga para a contracapa.
Procedeu-se então à recolha de materiais, com a ajuda das famílias. Após seleção, com base nas características dos mesmos e suas funções, dos materiais recolhidos foram usados: caixa de cartão de um computador portátil, embalagens de sumos e polpas da Compal, casca de árvore, fio, cápsulas de café, colas e canetas de acetato.
Os alunos, ao longo de várias sessões, os alunos foram desenvolvendo o seu projeto usando técnicas como: desenho, contorno, recorte, dobragem (origami), sobreposição de materiais, pavimentação e colagem. AS personagens foram construídas separadamente e fora da capa, onde foi feita a ilustração da paisagem, e no final foram lá colocadas.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png