Trabalhos 2022

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

A viúva e o papagaio

Capa do Livro:

Capa do livro" A viúva e o papagaio"

Personagem ou símbolo da história:

Personagem: Papagaio

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa e personagem

Símbolos FSC e Tetrapak:

Foto dos símbolos

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Primeira fase da elaboração do trabalho
Elaboração da capa do livro "A viúva e o papagaio"

Memória descritiva:

“No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias”
Este concurso, promovido pela Compal e pela Tetra Pak, pretende incutir, desde cedo, hábitos de leitura e aliar a temática do Ambiente com a Literatura, de modo a contribuir para a formação de cidadãos responsáveis.
As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
● Reprodução da capa de um livro e de um símbolo ou personagem alusivos a uma história previamente escolhida;
● Uso de embalagens Tetra Pak da Marca Compal;
● O trabalho não exceder os 55cm de altura;
● Uso de materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados);
● Aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®;
● Os trabalhos serem predominantemente de cor amarela alusiva ao Ecoponto amarelo.
Metodologia e intervenientes
A professora coordenadora do Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite pela professora de Português, Carla Moura, e pelas suas 4 turmas de 5º ano, do 2º ciclo. Uma vez que os alunos leram a obra “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, foi fácil decidir que seria esta a obra escolhida para a realização deste trabalho. Depois de analisada em sala de aula, selecionaram-se as hipóteses para a criação do objeto/personagem e da capa do livro. Os alunos poderiam realizar os trabalhos individualmente ou em grupo. Em casa, os alunos pesquisaram imagens que os ajudassem a realizar os seus trabalhos e, de seguida, foi efetuada a recolha dos materiais. A execução dos trabalhos contou com a colaboração dos encarregados de educação. Depois de finalizados, os trabalhos de cada turma foram entregues e avaliados. No final, todos foram expostos. Os professores de EVT foram convidados a selecionar o melhor livro e o melhor objeto/personagem, de acordo com o regulamento, para participarem neste concurso.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Fitas de esponja;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis coloridos usados;
● Rolha de cortiça usada;
● Tinta branca;
● Colherinhas de café em madeira;
● Verso de folhas de papel usado;
● Olhos e brinco de bonecas velhas;
● Fita de renda;
● Cartolina amarela;
● Uma caneta inutilizada;
● Fita de cetim amarela;
● Cola;
● Faca;
● Lápis, esferográfica, borracha e tesoura.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secadas);
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
● De salientar, que todo o material usado existia em casa.
Realização da personagem (papagaio):
● Os autores deste trabalho embrulharam, com a ajuda de cola, as fitas de esponja em forma cilíndrica para criarem o corpo;
● A cabeça foi recortada em esferovite;
● Todo o corpo foi revestido com papeizinhos coloridos recortados;
● O bico do papagaio foi recortado com uma faca, pintado de branco e colado na cabeça;
● As patas do papagaio foram elaboradas com pauzinhos de café em madeira, partidos em vários tamanhos e colados na parte inferior do corpo;
● As asas foram recortadas em cartão e revestidas com pormenores da marca Compal. No centro de cada asa, está o símbolo FSC®;
● Por último, os olhos foram recortados do símbolo Tetra Pak e colados na cabeça.
Realização da capa do livro:
● O autor deste trabalho começou por recortar de forma ondulada uma cartolina amarela para revestir todos os lados de um cartão em forma de livro. Na parte superior, colou uma tira de papel com o título da obra fotocopiado em amarelo;
● Todos os moldes foram recortados em embalagens da Tetra Pak da marca Compal, de modo a formar um papagaio, a viúva e o chão da cozinha com uma abertura e com as moedas lá dentro, estas representadas por símbolos Tetra Pak;
● De seguida, foi desenhado o rosto e as mãos da viúva com uma esferográfica e colados os olhos do papagaio e da viúva, bem como o seu brinco, ambos retirados de bonecas velhas;
● Do lado esquerdo da capa, foi colada uma tira de renda branca e os símbolos Compal e FSC® ;
● Finalmente, uma caneta inutilizada foi revestida com fita de cetim amarelo e, na parte superior, colado um coração com a marca Compal em destaque. A caneta está presa ao livro com a mesma fita de cetim.
Os intervenientes nos trabalhos selecionados para este concurso foram:
Papagaio: alunos do 5ºRC - Doriana Fernandes, José Miguel Ferreira, Alexandre Teixeira, Rodrigo Costa e Santiago Grandão.
Livro: aluno do 5ºRA - António Silva.
Todos tiveram a colaboração dos encarregados de educação.
Considerações finais do trabalho
Os alunos adoraram fazer este trabalho, porque, mais uma vez, se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares. É sempre bom estar perto de alguém de quem se gosta muito e perceber que os pais gostam de se envolver em atividades escolares.
Na elaboração deste tipo de trabalhos, os alunos articularam com a disciplina de Português e o programa Eco-Escolas, relembrando, ainda, conhecimentos e técnicas adquiridas em EVT.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png