Trabalhos 2022

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

O Gigante Egoísta de Óscar Wilde

Capa do Livro:

"A Fúria do Gigante", representa o Gigante zangado e violento a perseguir as crianças que saltaram o muro e invadiram o seu jardim abandonado e silencioso com seus risos e brincadeiras sem o seu consentimento.

Personagem ou símbolo da história:

"O Gigante e o menino", representa o momento em que o Gigante ao ver o menino sozinho pega nele com todo o cuidado e carinho para o colocar num galho enquanto este sem medo lhe estende os braços e o abraça.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

"Não há Vida sem Crianças" As crianças que o gigante perseguia e fugiam assustadas são as mesmas que enchem seu mundo de risos, luz e cor e lhe devolvem a alegria de viver.

Símbolos FSC e Tetrapak:

"O Gigante" aproveitamos a dimensão do casaco para dar realce ao símbolo da marca COMPAL, o Tetrapak mais reduzido e retirado de uma das "orelhas" da embalagem foi colocado na camisa abaixo do braço direito e o FSC logo abaixo na coxa da perna direita

Elaboração do trabalho (2 fotos):

"O Gigante e o menino" Depois de concluída a montagem da personagem, foi necessário encontrar material para fazer a barba e cabelo do Gigante. Perante a sugestão de usar as folhas da espiga de milho, aqui vemos a sua concretização pela Carla e Matilde.
"A Fúria do Gigante" é realizada através da montagem e colagem das diferentes peças recortadas das embalagens. O registo mostra o momento em que eram coladas as peças que deram forma às crianças em fuga, pelas mãos cuidadosas da Francisca.

Memória descritiva:

1 – Identificação da Atividade: No dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias (Tetra Pak)
2 – Metodologia:
O ponto de partida para o desenvolvimento da atividade com as turmas, foi divulgar o tema da atividade, fazer o levantamento das histórias infantis/obras trabalhadas na área da Educação Literária e solicitar a recolha das embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC de acordo com o indicado no regulamento.
Numa fase posterior e enquanto a recolha de embalagens acontecia em bom ritmo, em assembleia de alunos foi efetuada uma votação “dedo no ar” para se proceder à identificação da história infantil mais popular entre eles. Desta ação resultou uma situação de empate entre duas histórias: “O Principezinho” de Saint-Exupéry e “O Gigante Egoísta” de Óscar Wilde.
Perante o impasse e aproveitando a situação para desenvolver uma aula de cidadania, procedeu-se à realização do escrutínio por voto secreto, através da organização pelos alunos da mesa de votos, cabine de votação, nomeação dos elementos responsáveis, elaboração dos boletins de voto, votação sigilosa com a participação de todos e contagem final de votos perante a assembleia de alunos, sendo selecionada a história infantil “O Gigante Egoísta de Óscar Wilde.
A partir deste momento entramos na fase de elaboração da personagem previamente escolhida pelos alunos: “O Gigante de coração já amolecido a pegar no menino”, seguida da capa do livro existente na biblioteca da turma. Organizados em pequenos grupos, sob a supervisão e ajuda das professoras, (principalmente na utilização da cola quente) e a partir do esboço do croqui procederam à escolha das embalagens mais adequadas, decidiram as partes a recortar (preocupavam-se com as cores, os desenhos e formas) de acordo com os elementos a compor e sempre com a preocupação de não esquecer os símbolos que tinham de aparecer. À medida que a personagem ia tomando forma e também a capa do livro, surgiam questões sobre que materiais utilizar por exemplo para a barba e cabelo do gigante, botões do casaco, cordões dos sapatos, lombada do livro…
Nesta fase surgiram então outros materiais naturais recolhidos nas saídas de campo pelos alunos, como as folhas das espigas de milho (vulgo folhelho) quando da desfolhada num campo junto da escola em outubro; utilização de pinhas recolhidas dos pinheiros existente na escola também nessa altura e ainda pedaços de lã e cartão para o desenho e recorte das letras para a capa do livro.
Na fase final decidiram usar as próprias embalagens para montar o livro trabalhando assim a tridimensionalidade. Enquanto isto acontecia um dos alunos lembrou-se de colocar uma embalagem no verso da personagem, meteu o braço e começou a manipular como uma marioneta atrás do biombo, captando a atenção dos colegas e gerando grande risota na turma. Este foi o mote para a discussão seguinte, pois uns queriam fazer mais personagens e os outros perguntavam se podiam fazer um teatro de marionetas e apresentar a história. No final aquilo que seria a conclusão do trabalho para submetermos na Plataforma Eco-Escolas, de repente passou a ser o ponto de partida para a continuidade do mesmo e o início de um projeto com o objetivo de apresentar um teatro de marionetas no final do ano letivo...
3 - Materiais utilizados: Embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC® , cartão de tarifas, fios de lã, folhas de espigas de milho secas (vulgo folhelho), pinhas, cola quente, cartolinas reutilizadas
4 – Intervenientes: Alunos, professoras titulares de turma com toda a comunidade escolar envolvida na recolha das embalagens.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO

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