Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
O Capuchinho Vermelho
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Participação no Concurso "Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias. Desafio Tetrapak | Compal 2022". Com o objetivo de comemorar no dia 23 de abril o dia Mundial do Livro.Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo – Escola D. Martinho de Castelo Branco - Portimão
Biblioteca Escolar Jaime Palhinha e Clube Eco escolas.
Disciplinas intervenientes: Educação Visual; Educação Tecnológica e Português.
Alunos intervenientes: Alunos da Turma B do 5º Ano de Escolaridade
Ano escolar 2021/22
No dia onze de janeiro, foi lançado através da plataforma classroom da turma do 5ºB e em contexto de aula, no âmbito do Projeto Curricular de Turma, intitulado “Conservação e Preservação da Natureza” o Concurso "Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias. Desafio Tetrapak | Compal 2022". Com o objetivo de comemorar no dia 23 de abril o dia Mundial do Livro.
Neste contexto foram planificadas e desenvolvidas atividades nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica ao longo de quatro semanas, equivalente a 8 aulas de blocos de 90 minutos.
Numa primeira fase foi escolhida uma história “O Capuchinho vermelho” para ser trabalhada de acordo com a metodologias/estratégias para o desenvolvimento da CRIATIVIDADE, com a aplicação de Técnicas de Agilização do pensamento criativo.
"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e divertir-se”
Mary Lou Cook F
Obra escolhida: “O Capuchinho Vermelho".
Iniciou-se a atividade com a leitura do conto infantil, o qual numa fase posterior foi transformado de acordo com o quadro que se segue e a qual se denominou “Histórias viradas ao contrário”.
Pensamento Divergente │Pensamento Convergente
O objetivo do pensamento divergente é gerar o máximo de ideias possíveis, enquanto o pensamento convergente tem como objetivo avaliar as ideias para identificar as mais fortes e uteis
O Pensamento Divergente pressupõe: Adiar o julgamento Encontrar muitas ideias Aceitar todas as ideias Ir à boleia Ir além dos limites “ditos normais” Dá tempo para o emergir de novas ideias.
SCAMDER Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Dar outro uso, Eliminar e Reorganizar.
Estas palavras proporcionam a exploração de diversas formas de transformar um objeto, processo ou sistema, através de uma lista de perguntas estimuladoras da criatividade. Muito útil para expandir o teu pensamento e procurar uma maior variedade de ideias
Reinventa a história e altera os personagens e as suas características:
Personagens Nova Personagem Caracterização Psicológica Nova ação
Capuchinho vermelho Capuchinho amarelo Teimosa desobedece à professora, vai
sozinha para a floresta e diz ao mamaco onde estão os lanches
Avó Funcionária Meiga Leva os lanches e os sumos compal para os alunos
Lobo Mamaco Mau Rouba os lanches e bebe os sumos compal
Mãe Professora Cuidadosa Leva os alunos a uma visita de estudo sobre a preservação do ambiente
Caçador Fada Corajosa Defende os alunos do mamaco e consegue recuperar os seus lanches e sumos compal
2ª Fase: Reinventaram a história com base nos novos personagens e as suas características físicas e psicológicas com a colaboração da tua professora de português.
3ª Fase: Foram lidas em contexto de aula as histórias inventadas pelos alunos com base nessas personagens.
Brainstorming
O brainstorming é uma espécie de tempestade cerebral, técnica para ajudar a criar o máximo de ideias no menor tempo possível. Para quando, precisares de muitas opções... andares à procura de ideias novas... quiseres considerar uma variedade de possibilidades.
4ª Fase: Desenharam no caderno diário esboços dos personagens;
5ª Fase: Pesquisa de capas de livros infantis, elementos gráficos, dimensões e formato;
6ª Fase: A partir do desenho dos personagens, passou-se à ilustração para a elaboração da capa do livro, "Histórias viradas ao contrário"; com as seguintes indicações:
A)- Com base nos personagens, vais agora fazer uma composição gráfica, numa folha de desenho A3, que deve conter elementos gráficos da história.
Deves utilizar materiais recicláveis e técnicas mistas de desenho, pintura e colagens. Podes aplicar os materiais que entenderes, lápis de cor, canetas de feltro, tintas acrílicas, embalagens (principalmente Compal) ou outras com o símbolo FSC.
B)- A capa deve conter o titulo "Histórias viradas ao contrário" o ano/turma, o logo do Agrupamento, a cor predominante deve ser o Amarelo.
De todas as fases do trabalho, coloca fotos aqui no classroom.
Dá uso à tua criatividade e bom trabalho!!!
7ª Fase: Escolha de um personagem para construção tridimensional.
Foi escolhido pelos alunos o “Mamaco” personagem que substituiu o tradicional Lobo mau e o qual ao invés de comer a avozinha, roubava e bebia os sumos dos alunos/as.
A peça foi construída com recurso a embalagens de sumos Compal, recolhidas na escola, embalagens de cereais, interior dos rolos de papel higiénico, garrafões e garrafas de plástico, trapilhos, interior de caixas, palha de aço, caixas de cartão canelado, colas e fitas cola.
Com o intuito de colocar a peça em diferentes posições, os braços e as pernas, foram executados de forma a se movimentarem, para tal utilizaram tiras de trapilhos com nós e as tampas das garrafas de plástico como eixos rotativos.
8ª Fase: Seleção e recolha de imagens das peças para representação da turma no Concurso. Exposição dos trabalhos na biblioteca escolar para comemoração do Dia Mundial do Livro.
A docente de EV e ET
15/03/2022
Maria Antónia Ricardo Charraz Godinho