Trabalhos 2022
Escola Básica de Palhais (Barreiro)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O dragão que não gostava de fogo
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
O trabalho foi desenvolvido pelas turmas do pré-escolar (Sala J); 1º F; 2º F, 3º F; 4ºE, da Escola Básica de Palhais, do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, concelho do Barreiro, distrito de Setúbal. As crianças têm idades compreendidas entre os três e os dez anos.Ao longo do ano letivo, as turmas realizam a hora da leitura. Num desses momentos foi lido um livro, “O dragão que não gostava de fogo”, trazido de casa por um dos alunos, o qual despertou muito interesse e reflexão na turma.
Dado o interesse das crianças, o mesmo foi partilhado por todas as salas da escola, tendo sido, igualmente, bem acolhido.
As crianças interpretaram e refletiram sobre a história e a sua mensagem. Após chuva de ideias, as crianças chegaram à conclusão que a história fala sobre as diferenças, os afetos e os pais de coração e optaram por representar a personagem Mila.
Numa primeira fase os alunos realizaram projetos de seleção de materiais, cores e dimensões. Realizaram, também, os primeiros registos gráficos do que seria elaborado mais tarde.
De seguida, passou-se à fase de elaboração do projeto.
Primeiramente realizou-se a escultura da Mila, com o recorte, montagem e colagem dos diversos materiais (embalagens de plástico de detergente, garrafas de sumo, embalagem Tetra Pak Compal, copos de iogurte, caixas de ovos, rolos de papel higiénico, tampas de sumos Compal e de iogurte líquido, papel branco, cola quente e cola líquida, marcador preto, tinta acrílica amarela e pinceis).
Seguidamente, procedeu-se à elaboração da capa do livro onde foram utilizados cartão, papel celofane, purpurinas, embalagens Tetra Pak Compal, cola líquida e marcador preto, tinta acrílica amarela e pinceis.
Este processo realizou-se, rotativamente, com a envolvência de todos os alunos, em todas as fases do projeto, por forma a desenvolver o sentido de pertença e de cooperação.
Ao longo de todo o projeto foram realizados registos fotográficos de forma a documentar as diversas fases.