Trabalhos 2022
Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O Rei Leão
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Este ano, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Poesia foram celebrados em conjunto através de um desafio lançado às turmas de primeiro ciclo: o de criarem um poema que aliasse uma personagem de uma história infantil conhecida à necessidade de preservar a água do nosso planeta.Os poemas criados, foram posteriormente declamados e dramatizados, numa "tertúlia" que reuniu todas as turmas da escola. Deste encontro cultural, foi eleito o poema inspirado na história “O Rei Leão”, da turma 4.º I, para nos representar no concurso “No dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias”.
O primeiro passo foi a realização de um brainstorming para decidir como é que iriam representar a capa do livro, a personagem e as mensagens que queriam transmitir.
Capa
A capa foi realizada a partir de um desenho “à vista”, feito por uma aluna, da imagem do Rei Leão no cimo de um penhasco. Com esta escolha, os alunos, pretendem transmitir a ideia de que o Rei Leão está a proclamar uma mensagem importante. Seguidamente foram aproveitadas texturas produzidas anteriormente, inspiradas no autor e ilustrador Eric Carle, para colorir o Leão. Para concluir a capa, foram recortados e colados, elementos amarelos e cor de laranja das embalagens da Compal para criar a savana.
Mensagem retirada e adaptada do poema criado: “É urgente os hábitos mudar! Para o planeta preservar!”.
Personagem da história
A personagem escolhida foi o próprio Rei Leão, que foi construído em 3D com as embalagens de litro de sumo da Compal. Depois de terminado o Leão, optaram por fazer uma juba maior, usando rolhas de cortiça para lhe dar volume.
Posteriormente, fizeram o planeta, usando papel de jornal amarrotado e fita cola de papel/pintor para dar a forma arredondada da Terra. Construída a estrutura decidiram usar papel de cozinha para haver textura. De seguida, dividiram a esfera em duas partes: com o tom de azul representaram o mar e com castanho claro representaram o planeta sem água. Utilizando partes das embalagens da Compal recriaram continentes em tons de verde para a metade saudável do planeta e em tons castanhos e cor de laranja para a metade do planeta que estava “seco”. Por fim, colocaram uma frase do poema que escreveram, em cada uma das metades do planeta, para consciencializar as pessoas a não gastarem água desnecessariamente.
Mensagens escolhidas: “A água escasseava e para regar já não dava…” e “É urgente os hábitos mudar para a vida preservar!”
O Rei Leão (poema criado)
Um dia o rei Leão
Estava a fazer um pão.
Quando viu na televisão
Uma grande preocupação!
A savana estava em perigo
Começava a faltar o trigo.
A água escasseava
E para regar já não dava.
O tempo andava ao contrário
Não seguia o calendário.
No inverno não chovia
E no verão calor não fazia.
Bem longe da savana
O gelo derretia
E a água do mar subia.
No resto do mundo
Períodos de seca dominavam
E num segundo
Ruínas antigas se destapavam.
Os animais revoltados
Reuniram-se para decidirem
A melhor solução
Para resolver esta questão.
O rei da selva proclamou:
O planeta vamos salvar!!
É urgente os hábitos mudar
Para a VIDA preservar!
Materiais utilizados:
Embalagens da Compal, cartão, texturas em papel, tinta guache, rolo da massa e papel celofane (para criar as texturas), cola líquida, cola quente, cola branca, fita cola de papel/pintor, lápis e marcadores, jornal, papel vegetal, rolhas de cortiça, papel de cozinha.