Trabalhos 2022
Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
O principezinho
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Memória descritivaNo âmbito do projecto Eco-Escolas, para o concurso “No dia mundial do livro o amarelo é a cor das histórias”, a turma 8ª do 5ºano da Escola Básica Pedro de Santarém do Agrupamento de Escolas de Benfica participou neste desafio da Compal e da Tetrapak.
Em primeiro lugar, a professora diretora de turma Catarina Isabel Nobre, começou por explicar quais os objectivos e finalidades do concurso. De seguida, e partindo do imaginário da história “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry que a turma ainda não conhecia, fez-se um levantamento de todas as personagens presentes na história e foi feita uma caracterização física e psicológica de cada uma das personagens explorando os adjectivos caracterizadores: o príncipe, a raposa, o rei, o acendedor de candeeiros, o bêbado, o geógrafo, o homem de negócios, etc. O desafio que seguiu, após dividir-se a turma em pequenos grupos, foi criar e desenvolver plasticamente as personagens distribuídas pelos grupos a partir dos materiais reciclados. Durante este processo usaram sempre as embalagens e cartão de sumos da Compal e da Tetrapak que tinham reunido previamente e outros materiais para detalhes e caracterização como: cordas, algodão, fios, espetadas, rolos de papel higiénico, as próprias tampas das embalagens e tintas. Concluídas as personagens, os alunos em conjunto debateram e idealizaram a capa da história, fazendo o esboço do que queriam numa folha A4 e distribuíram tarefas entre si para concretizá-la num cartão de 50cm por 38 cm.
Penso que a construção foi a parte que os alunos mais gostaram, a de procurar soluções, a partir das embalagens, para representarem o que queriam das personagens. A participação no concurso contribuiu uma vez mais para sensibilizar os alunos para a importância da reutilização dos materiais que adquirimos para consumo e incentivá-las à criação plástica das suas ideias. Durante o processo a diretora de turma fez o registo fotográfico dos alunos a trabalharem nas suas criações.