Trabalhos 2022
Escola EB1 da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
"João e o pé de feijão"
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, nada como um ótimo desafio como este que aceitamos: construir a capa de um livro amarelo com um conto infantil que foi muito importante para trabalharmos de forma transversal e interdisciplinar as plantas, o corpo humano, as atitudes e valores, sempre a cuidar do meio ambiente.As turmas do JI e do 1º Ano da EB1/JI da Lagarteira, representando toda a escola, envolveram as demais turmas nesta ideia e o resultado foi muito bonito e enriquecedor para todos.
“João e o pé de feijão” fez parte do dia a dia da escola durante muitas aulas de Estudo do Meio, de Português, de Matemática e de Expressão Plástica.
Trabalhar com um pensamento ecológico foi a base deste projeto. Recolheu-se, entre as turmas e suas famílias, os materiais necessários: embalagens de cartão da Compal e TetraPak, retalhos de tecidos, sobras de cordas e, o mais divertido, foi a recolha das aparas dos lápis de cor entre as turmas! Tesoura, tintas, cola foram também materiais usados.
A capa do livro é feita de cartão forrado com tecido pintado de amarelo com tintas e esponjas. O cordel foi pintado de verde para se construir o pé do feijoeiro que envolveu a capa e a contracapa do livro. Restos de cordel serviram para desenhar o título do conto. O solo fértil foi feito das aparas dos lápis, coladas com cola branca. O João, a casa do gigante e as folhas do feijoeiro foram recortados das embalagens dos sumos que os familiares dos alunos consumiram em casa. Os símbolos TetraPak e FSC decoram o telhado e as portas da casa do gigante, bem como a roupinha do João. Demais retalhos de tecido foram recortados e colados para se vestir ambas as figuras.
Aceitar e levar a cabo este trabalho foi muito enriquecedor para todos os elementos envolvidos tanto nas aprendizagens escolares como nas que ao bem comum dizem respeito: estar atento ao meio ambiente!