Trabalhos 2022
Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Caracóis de Ouro e os Três Ursos
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
“O amarelo é a cor das históriasCaracóis de Ouro”
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Designação da atividade: No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias
Escola: EB1 nº2 da Quinta do Conde
Morada: Rua Serra d`Aire, Boa Água, 2975-173 Quinta do Conde
Contacto: 21 2100256
Intervenientes: Professores, alunos, famílias e assistentes operacionais
Atividade a desenvolver: criação de um trabalho alusivo à história “Caracóis de Ouro e os três Ursos” com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, identificados com os símbolos Tetra Pak e FSC.
Objetivos:
Aliar a temática do Ambiente com a Literatura, contribuindo para formar cidadãos leitores responsáveis;
Reprodução da capa do livro “Caracóis de ouro e os Três Ursos” e das suas personagens com embalagens da Tetra Pak da marca , identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak) e envolver as famílias dos alunos neste passatempo;
Alertar para a colocação destas embalagens no ecoponto amarelo e ainda para o seu selo/ símbolo FSC®;
Chamar a atenção das famílias, crianças e jovens para a importância da reciclagem e a construção de um futuro mais sustentável;
Sensibilizar a comunidade educativa para a reutilização criativa, divertida e pedagógica de material preferencialmente reutilizado.
Metodologia
Para a elaboração da atividade a concurso, teve-se em conta, o regulamento e a seguinte metodologia:
1 – Solicitou-se às famílias a recolha de embalagens da Tetra Pak da marca , identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak);
2 – Os alunos foram à biblioteca escolar requisitar o livro da história “Caracóis de Ouro e os três Ursos” e adaptando aos diferentes anos letivos a obra foi explorada através de tertúlias dialógicas, ilustrações, leitura conjunta.
3- Lançou-se o desafio aos alunos, sensibilizando-os para a reutilização criativa, divertida e pedagógica da capa do livro e das suas personagens.
4 – Foram distribuídas as várias tarefas pelos diferentes anos de escolaridade:
Pré-escolar e 1º ano – Fizeram a personagem Caracóis de Ouro;
2º e 3º anos – Construíram as personagens os três ursos e
4ºs anos – elaboraram a capa da história.
Materiais utilizados
Embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, cola (líquida ou quente), eva, bola de esferovite, tampinhas e marcadores.
Registo Fotográfico
Capa da História “Caracóis de Ouro e os Três Ursos”
Operacionalização: Com o apoio de moldes os alunos decalcaram nas embalagens cada um dos elementos do corpo de cada personagem, recortaram, montaram e colaram.
Com marcador preto contornaram.
Caracóis de Ouro
Operacionalização: os meninos do pré-escolar fizeram rolinhos com tirinhas recortadas das embalagem da compal e colaram na cabeça.
Com o apoio da professora os meninos do 1º ano recortam e colaram os elementos do corpo e vestuário da Caracóis de Ouro.
Os Três Ursos
Operacionalização: Os alunos do 2º e 3º ano com as suas professoras e o recurso às embalagens compal de 1 litro e 330ml, construiram estes ursinhos. Usaram a eva castanha para cobrir as embalagens e depois com recorte das mesmas criaram o vestuário para estas personagens.
A avaliação da atividade
Foi muito gratificante a realização deste desafio porque podemos trabalhar transversalmente conteúdos de várias disciplinas e ainda promover as boas práticas relativas à recolha seletiva de embalagens como resíduos recicláveis e para a sua reutilização criativa.
Como Eco-Escola devemos promover nos nossos alunos atitudes positivas face ao meio ambiente através da reutilização e correta separação dos resíduos.
Juntos para uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
EB1 nº2 da Quinta do Conde, 11 de abril de 2022
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas,
Helena Baldonado
Vanda Cabrita