Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

"Ulisses", de Maria Alberta Menéres

Capa do Livro:

Capa "Ulisses", da escritora Maria Alberta Menéres. Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 6º ano. Com as embalagens da Compal e Tetrapak os alunos criaram um barco à vela que simboliza as viagens da personagem principal da história.

Personagem ou símbolo da história:

"O tear de Penélope" - Como objeto simbólico os alunos decidiram construir um tear, símbolo da resiliência e resistência do amor verdadeiro perante todas as intrigas, guerras e interesses das diferentes personagens da história.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

O barco à vela, reproduzido na capa, e o tear surgem aqui no trabalho final. Ulisses, o valente marinheiro, navegou de aventura em aventura para regressar para a sua fiel Penélope que usava o seu tear para enganar os seus pretendentes.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Os símbolos FSC e Tetrapak aparecem nesta fotografia em pormenor. Entre outros locais, estes símbolos aparecem numa das embalagens do sumo compal que foram utilizadas para forrar o tear.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Após a elaboração dos esboços para o desenho da capa e de recolher e lavar as embalagens, os alunos recortaram-nas e colaram por cima do cartão dos blocos de papel de cavalinho a fim de produzir o formato de um barco à vela.
Procedeu-se ao recorte e colagem das diferentes embalagens, de modo a revestir a estrutura de madeira (retirada de uma mesa velha) que deu forma ao tear. Na construção do tear, os pregos que seguram a teia foram colocados todos à mesma distância utilizand

Memória descritiva:

Projeto: No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias
Memória descritiva (materiais utilizados, metodologia e intervenientes).
Criação da capa do livro e construção do símbolo (tear)
A proposta de trabalho foi apresentada à turma CA do 6º ano de escolaridade da Escola Professor Dr. Egas Moniz, que aliando a temática do Ambiente com a Literatura, escolheu o livro recomendado para o 6º ano de escolaridade pelo Plano nacional de Leitura, “Ulisses”.
Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam. Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro. Grande parte da sua vida, passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses.
Depois de lerem as aventuras do Ulisses, os alunos na disciplina de educação visual, realizaram vários desenhos ilustrativos das aventuras ocorridas durante a viagem. Para a capa decidiram representar um barco à vela que simboliza as viagens da personagem principal da história. Como objeto simbólico, em educação tecnológica, decidiram construir um tear, símbolo da resiliência e resistência do amor verdadeiro perante todas as intrigas, guerras e interesses das diferentes personagens da história. A construção do tear para além da função simbólica, no que se refere ao objeto da história ilustrada, tem também a função prática, uma vez que irá ser utilizado na próxima unidade de trabalho (tapeçaria e tecelagem) onde nos conteúdos são ainda abordadas a questão dos materiais (fibras têxteis naturais e artificiais).
Materiais e instrumentos disponíveis:
Embalagens tetra pack (preferencialmente de sumo Compal)
Capas dos blocos de papel cavalinho
Cola líquida
Cola branca
Fita cola
Parte da estrutura de uma mesa velha de madeira
Papel quadriculado
Pregos
Fio de algodão
Restos de lã
Trinchas (para espalhar aa cola)
Tesouras
Régua de 50cm
X-ato
Martelo
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Ambiente
Poluição e defesa do ambiente: problemas levantados pela intervenção humana (indústrias, resíduos)
Recursos energéticos: fontes de energia natural
Conteúdos abordados
Comunicação (imagem na comunicação, codificações);
Energia (Fontes de energia);
Material (Origem e propriedades, transformação de matérias primas, Impacto ambiental).
Áreas de exploração
Construções; desenho; pintura; recuperação e manutenção de equipamentos; tecelagem e tapeçaria.
Impacto esperado (mudanças esperadas)
Numa perspetiva de educação ambiental e com um olhar atento ao mundo que nos rodeia, os professores de expressão artística em quase todos os trabalhos que desenvolvem procuram sensibilizar para a reutilização de materiais. Tudo o que temos é proveniente da natureza, sejam estes recursos renováveis ou não. Numa sociedade onde se verifica um consumo desmedido, é importante parar e pensar nos recursos gastos. Quer ao nível da matéria-prima, quer ao nível da energia necessária para a transformação dessa matéria-prima. Além das toneladas de lixo e poluição resultantes dessa produção.
Aliando as questões ambientais à literatura e observando a importância da leitura na formação das crianças e jovens, pois quem lê tem a possibilidade de viajar por inúmeros lugares que vão para além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, permitindo aprendizagens e reflexões sobre atitudes e comportamentos. Em domínios de articulação curricular, a história escolhida aborda ainda temáticas sociais e valores éticos, explorados numa perspetiva transversal das aprendizagens pretendidas, que permitem aos alunos intervir, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável.
Mudanças concretas
A realização do trabalho teve como principais objetivos:
- Relembrar a importância da correta separação das Embalagens Tetra Pak;
- Recordar a importância da Reciclagem como o terceiro R;
- Consolidar o significado do selo FSC;
- Construir objetos com uma função pratica, que possam ser utilizados na escola, mais especificamente nas salas de aula;
- Reutilizar materiais;
- Promover a adoção de comportamentos sustentáveis em relação ao ambiente;
- Contribuir para o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos;
- Aplicar competências transversais através da articulação de saberes de diferentes áreas disciplinares em torno de causas ambientais;
- Planificar um projeto exequível e possível de ser replicado.
Desenvolvimento do trabalho
Depois do trabalho realizado no ano letivo anterior (contentor de separação de resíduos amarelo), os alunos do 6º CA procederam à recolha de embalagens de sumo Compal. Essas embalagens foram abertas, lavadas e limpas por forma a poderem ser reutilizadas com outra finalidade.
Nas aulas de educação visual e educação tecnológica, aplicando os conhecimentos de comunicação, geometria, medidas, estruturas, materiais e de outros conteúdos das disciplinas, os alunos realizaram estudos, fizeram esboços e elaboraram um projeto exequível tendo em conta as regras do concurso. Estes prontamente responderam de forma motivada e cheios de ideias para o formato e ilustração da capa bem como a construção do objeto simbólico representativo da história.
Numa fase posterior, procedeu-se ao recorte e colagem das diferentes embalagens, de modo a revestir a estrutura de madeira (retirada de uma mesa velha) que deu forma ao tear; e a capa dos blocos de papel cavalinho que serviu de base para a capa do livro tendo em conta os projetos escolhidos. Na construção do tear, os pregos que seguram a teia foram colocados todos à mesma distância utilizando uma folha de papel quadriculado. Para a colocação da teia utilizou-se fio de algodão nº3 amarelo. Por último utilizando um pacote de sumo Compal dos pequenos foi construída uma agulha ou lançadeira onde se enrola o fio que dá origem à trama da tecelagem.
Cientes da importância de reduzir e valorizar reutilizando os materiais, de uma forma criativa e construtiva, os alunos do 6º CA construíram a capa do livro amarelo onde serão colocadas as ilustrações da história do Ulisses e um tear como objeto simbólico da história ilustrada, mas também com a função prática e funcional, passível se ser utilizado em trabalhos de tecelagem.
Esta atividade integrou um conjunto de atividades do Plano de Educação Ambiental, no âmbito do Programa Eco-Escolas.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO

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