Trabalhos 2022
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
A Lebre e a Tartaruga
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Descrição e enquadramentoNo dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e no âmbito da disciplina de Educação Visual foi lançado o desafio “No Dia Mundial do Livro o amarelo é a cor das histórias”, com objetivo de sensibilizar os alunos, para a importância de incutir desde cedo hábitos de leitura, o presente concurso pretende aliar a temática do Ambiente com a Literatura, contribuindo para formar cidadãos responsáveis.
Pretende-se a criação de um trabalho alusivo a uma história infantil, predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal
Memória descritiva
Intervenientes:
Foi lançado o desafio a uma turma do 6ºano.
Metodologia:
Depois de explicar aos alunos os objetivos do presente concurso, foi pedido aos mesmos que recolhessem de suas casas as embalagens da Compal e selecionou-se uma história infantil que fosse do conhecimento de todos os elementos da turma.
Na aula seguinte, já com todos os materiais necessários;
1º definiu-se os grupos de trabalho e distribuíram-se as tarefas nos grupos;
2º cada grupo procedeu à elaboração de um pequeno esboço;
3º os alunos começaram a desenhar na cartolina amarela;
4º depois começaram a recortar as personagens, nas embalagens da Compal e a colar na cartolina;
5º passaram à fase de pintura, ilustração e conclusão do trabalho;
6ºpor último foi tirada uma fotografia ao trabalho final.
Materiais utilizados: Embalagens da COMPAL, algodão, cola, lápis de cor, papéis coloridos, canetas de acetato, canetas de feltro.
Depois de recolhidos os trabalhos, foram selecionados com base em quatro critérios.
• Aplicação de embalagens da COMPAL e os símbolos da “Tetra Pack da marca COMPAL e FSC”;
• Criatividade;
• Expressividade;
• Conclusividade.
O trabalho selecionado pertence às alunas, Emili Souza, Inês Pereira, Laura Pinto, Mariana Cunha e Sara Machado do 6ºA