Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

“ O Dragão”

Capa do Livro:

"O Dragão" de Luísa Ducla Soares.<br/> Esta foi a história escolhida pelos alunos, que conta a relação entre uma menina e um Dragão. "É uma história divertida e comovente que também te fará pensar".

Personagem ou símbolo da história:

"O Dragão", a personagem principal.<br/>"E se um dragão entrasse, de imprevisto, na tua casa, na tua escola, na tua vida?"

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa feita com cartão de uma caixa de sapatos amarela. Fizemos a decoração da mesma, com o cartão, de embalagens da Tetra Pak da compal.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Símbolos FSC e Tetra Pak.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Projeto / Processo de Execução.
Processo/ Produto final.

Memória descritiva:

Dia Mundial Do Livro
Memória Descritiva: “ O Dragão” de Luísa Ducla Soares (Porto Editora) - Ilustração capa/ personagem
Modo de execução: O desafio lançado, “A criação de um trabalho alusivo a uma história infantil, predominantemente com embalagens da Tetra Pak”, foi, apresentado a duas turmas do 6º ano de escolaridade (B e E).
O concurso apresentado vem ao encontro do plano de leitura” Ler Mais”, que está decorrer na escola em parceria com a biblioteca escolar e tem como tema “ Leituras do Mundo”- LER +IMAGEM.
Solicitamos à biblioteca que nos apresentassem um conjunto de livros de acordo com o nível etário dos alunos.
De um conjunto de livros mencionados, escolhemos dois: “O Dragão “,de Luísa Dulca Soares; e o ”O Menino Estrela”, de Óscar Wilde. (Tendo sido selecionado para enviar o trabalho executado pela turma do 6ºE; “ O Dragão”. Os restantes trabalhos serão expostos na biblioteca da escola.
Foram apresentadas as regras do concurso: “ Ilustração da capa+ símbolo/ personagem e materiais preferencialmente reutilizáveis, a não esquecer que o livro era predominantemente amarelo.
Os alunos optaram pela ilustração da capa e criação da personagem.
Na aula de Educação Visual, fizemos a leitura em voz alta da história, os alunos registavam as características das personagens e cenários onde se desenvolvia a ação.
Na aula de Educação Tecnológica, abordamos o tema, “Reciclagem e Redução do Impacto Ambiental”. Falamos das questões ambientais, das preocupações atuais em relação ao planeta, a urgência em mudar comportamentos para a construção de um “Planeta mais limpo”. Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos. Estudamos a “chave” da redução do impacto ambiental «3R». Analisamos as embalagens da tetra Pak e o significado do selo FSC, e de, como devemos proceder para a colocação correta dos resíduos no eco ponto.
Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos e sua reutilização e reciclagem dos mesmos.
Materiais: Embalagens de TETRA PAK/ da Compal; caixa de cartão amarela, papel vegetal, cola UHU, fios de algodão, agulha, tesoura, palito de espetada, marcador de acetato preto.
Para a elaboração do projeto: papel cavalinho A4, marcador de ponta fina preto, lápis de aguarela, pinceis.
1. Passamos ao projeto: Cada aluno em função das características da personagem e da envolvência onde se passava a ação, fez um estudo em papel cavalinho A4, da capa e da personagem, que posteriormente passou a marcador de ponta fina preta e coloriu com lápis de aguarela.
Dos projetos apresentados, selecionamos as imagens que achamos mais interessantes para a construção da capa/ personagem.
2.Para a capa do livro: recorremos ao antigo método de encadernação. Utilizamos uma caixa de sapatos amarela e cortamos dois retângulos com 31x23cm e a lombada com 1cm.Fizemos os cantos e a lombada com o papel da tetra Pak recortamos e colamos.
3. Para a decoração da capa/ caracterização da personagem: passamos os elementos selecionados para papel vegetal, recortamos e passamos a formas para o papel da tetra Pack. Recortamos, unimos, sobrepusemos umas formas às outras, através da colagem e ponto de recorte, até obter a imagem final. Repetimos o processo em todas as imagens que utilizamos.
4. Desenhamos as letras em papel quadriculado. Recortamos. Passamos para a tetra Pack. Recortamos.
5. Depois de todas as imagens construídas passamos à organização das mesmas.
6. Organizamos as imagens na capa, dispusemos a letras e colamos todas as imagens construídas.
7. Para a construção da personagem, passamos a forma para a tetra Pak e recortamos. Fizemos o simétrico e unimos com um ponto de recorte. Usamos o mesmo procedimento para a asa.
8.Unimos a asa ao corpo do dragão dando a noção de tridimensionalidade.
9.Fizemos os restantes elementos, usando a mesma metodologia. (menina, olhos….)
10.Colocamos um palito de espetada na parte inferior do Dragão, decoramos com nuvens cosendo-as ao palito.
11.Na lombada na parte de dentro da capa, colamos três pequenas tiras em tetra Pack com aproximadamente 1 cm, que servem para segurar a personagem ao livro.
12.Na lombada exterior da capa, escrevemos com marcador de acetato preto o nome da autora.
O trabalho foi feito por um grupo de alunos do 6º E (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, no âmbito das Disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual e Projeto. Eco-Escolas.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png