Trabalhos 2022

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

«A Maior Flor do Mundo», de José Saramago

Capa do Livro:

A maior flor do mundo no alto da montanha.

Personagem ou símbolo da história:

Um menino muito especial, que descobre uma flor gigantesca, murcha e seca, no cimo de uma montanha, quase a morrer.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa do livro com a maior flor do Mundo e a personagem da história- O menino herói vestido de pétalas.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Pormenores dos símbolos FSC e Tetrapack na Capa "A Maior Flor do Mundo"

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Colagem das peças recortadas das embalagens compal na flor.
O Menino (Herói) que salvou a maior flor do Mundo veste-se de pétalas.

Memória descritiva:

O desafio lançado pela ABAE através do Concurso “Dia mundial do livro, o amarelo é a cor das histórias”, divulgado no conselho Eco-Escola da Secundária do Entroncamento, motivou algumas turmas do 9º ano, a abraçar o projeto com entusiasmo.
Com a ajuda da sua professora docente de cidadania e desenvolvimento, Elsa Barreiros, bibliotecária, os alunos do 9º E fizeram uma pesquisa sobre as histórias que iriam ser trabalhadas. Diversas ideias surgiram. Os alunos pretendiam criar uma capa de um livro que pudesse passar uma mensagem forte, uma lição de vida e ao mesmo tempo, a necessidade nos utilizadores/leitores de proteger a VIDA (biodiversidade) e o seu AMBIENTE.
Recorrendo a embalagens Tetrapak da Compal, recolhidas dos ecopontos, do bar da escola, as tampas, papel reciclado amarelo, corda, palitos de madeira e papel prensado, foram executados vários trabalhos.
Após finalização das capas e personagens, procedeu-se a uma votação tendo sido eleito o projeto “A Maior Flor do Mundo”. A capa representa a maior flor do mundo no alto da montanha.
A personagem criada, pretende representar um menino muito especial, que descobre uma flor murcha e seca, no cimo de uma montanha, quase a morrer! É necessário salvar esta flor, e o menino, sem pensar muito, entra de imediato em ação. Como ali não havia água, o menino não desistiu, percorreu aquilo que lhe pareceu ser o mundo inteiro para encontrar água e regar a flor. Ele que saíra da aldeia acabou por fazer uma coisa muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos. A personagem um menino muito especial, que descobre uma flor murcha e seca, no cimo de uma montanha, quase a morrer, como metáfora da recompensa da flor ao menino.
A escolha não podia ter sido a mais adequada. Uma vez que este ano, na nossa biblioteca se comemora o centenário do nascimento de José Saramago, prémio da literatura portuguesa, ao qual, simbolicamente a rede de bibliotecas escolares dá visibilidade.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png