Trabalhos 2022

Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

O Principezinho

Capa do Livro:

O Principezinho no Planeta Compal<br/>Capa produzida pelos alunos, em colaboração com a família, utilizando materiais de uso diário e embalagens da Compal.

Personagem ou símbolo da história:

Rosa Compal

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Depois da leitura da obra o Principezinho, os alunos escolheram a rosa, como personagem para construir. A capa foi construída com a colaboração dos familiares.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Apresentação das Marcas Compal e FSC na peça da personagem.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Alunos a modelar o Planeta do Principezinho, usando massa modelar num tronco de uma árvore.
Recorte e pintura das pétalas da Rosa, usando embalagens da Compal

Memória descritiva:

Memória descritiva do trabalho
A turma T6 de Carvalhos, do 3º ano de escolaridade, embarcou com entusiasmo no projeto lançado pela ABAE, em parceria com a Tetra Pak e a Compal No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias.
Este desafio permitiu abordar de forma transversal a obra «O Principezinho», ao nível da Educação Literária, Educação para a Cidadania e Estudo do Meio. Partindo da leitura conjunta da obra, foram analisados vários excertos sob várias perspetivas: literária, moral e ambiental.
Confrontados com os objetivos do projeto, todos aderiram de bom grado, recolhendo embalagens em casa para o pôr em prática.
A caraterização de uma personagem: fases da execução
1-Acordou-se que a rosa seria a personagem a retratar, acertando-se os pormenores do trabalho a realizar, bem como a lista de todo o material necessário.
2-As embalagens recolhidas da Compal foram abertas e pintadas com tinta acrílica amarela na parte interior.
3-Seguidamente os alunos recortaram as pétalas em diferentes tamanhos nesse material e montou-se a rosa com cola quente (este processo teve ajuda do professor), sobre um pau que servira de apoio à haste de uma túlipa.
4-Recortaram-se depois as folhas e tiras na embalagem da Tetra Pak e procedeu-se ao revestimento do caule e colagem das folhas; o cálice da flor foi montado em fio resultante de um ramo de flores.
5-Fixou-se de seguida a flor numa superfície moldada sobre um círculo de madeira, em pasta de moldar, na qual se pretendeu retratar a superfície do planeta do Principezinho com seus vulcões, reproduzidos com a tampa da embalagem e papel celofane.
6-As crianças pintaram a pasta de moldar já seca e colaram na base a frase que haviam selecionado como mais significativa.
7-E todos consideraram um sucesso esta parte do projeto já concluído! Passou-se à segunda parte…
Criação da capa para o livro: fases de execução
1-Foi pedido a todos os alunos que fizessem um estudo para a criação de uma capa da sua autoria, para o livro que haviam explorado; todos se entregaram ao processo de criação.
2-De seguida, colocou-se a cada criança o desafio de sensibilizar os respetivos familiares para ajudarem a pôr em prática o esboço idealizado por cada um.
3-E a maioria apresentou trabalhos surpreendentes que acabaram por dificultar a imprescindível seleção. Foram usados, além das embalagens da Compal, cola, cartolina, marcadores e tesoura.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png