Trabalhos 2022
Escola Básica de Aguada de Cima (Águeda)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
A maior flor do mundo. Autor José Saramago.
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
A presente memória descritiva é parte integrante do trabalho desenvolvido no âmbito da participação na atividade “ No dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias (Tetra Pak) “.O trabalho foi realizado pelos alunos da turma C do sexto ano de escolaridade na disciplina de Cidadania, articulando a abordagem dos domínios Educação Ambiental e Sustentabilidade e o programa Eco- Escolas.
Num primeiro momento a diretora de turma deu lançou o desafio de participar na atividade proposta pela equipa Eco Escolas. O mesmo foi aceite prontamente pelos alunos e a escolha do livro que serviria de base foi fácil, uma vez que, a turma em articulação com a Biblioteca Escolar participou, em Novembro, na atividade de comemoração do centenário de José Saramago. Nesta altura os alunos leram a obra e acederam à mesma, na versão de uma curta-metragem no link: https://www.revistaprosaversoearte.com/maior-flor-do-mundo-jose-saramago/. Foi ainda elaborado um poster digital de comemoração do centenário. Perante este trabalho foi evidente que o livro para participar na atividade só poderia ser “ A maior flor do mundo”.
Para iniciar o projeto os alunos recolheram em casa e na escola embalagens de sumo Compal ao mesmo tempo que em grupo se debatiam as ideias que iam surgindo para a elaboração dos trabalhos solicitados.
A primeira fase consistiu na reprodução da capa do livro numa tela onde foi dado destaque à flor. A base do trabalho da capa foi a reprodução por desenho e posterior pintura da capa original do livro. A flor não foi feita por desenho e pintura mas com recurso a recortes e colagens. Na sua elaboração da capa foram reutilizados diversos materiais: embalagens Compal (pétalas), cartão (caule), folhas (fio verde), jornais (letras).
De seguida foi construído o símbolo do livro. A escolha deste símbolo não foi difícil uma vez que para os alunos era óbvio que a Flor seria o símbolo que melhor representava o livro. Esta foi construída com a utilização de um rolo de cartão (anteriormente um rolo de papel de parede), uma tampa de plástico cor amarela e embalagens tetra pak. Recorreu-se à colagem para a montagem da flor.
Os alunos participaram com entusiasmo no desenvolvimento do trabalho. Fotografaram as fases de realização do trabalho e o produto final.
O trabalho finalizou com a escolha das fotografias e elaboração da presente memória descritiva.