Trabalhos 2022
Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
"O Príncípe Feliz"
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Mais uma vez, e à semelhança do que acontece desde que a Escola abriu, participamos no concurso da TetraPak, este ano de mãos dados com a Biblioteca da Escola, unindo assim o Ambiente à Literatura, como é objetivo do concurso.Projeto: “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias” – Construção da capa de um livro de uma história infantil e de uma personagem, com embalagens de cartão tetrapak, para alimentos líquidos da marca Compal e outros, dando preferência à reutilização de materiais.
Intervenientes: A nossa escola é constituída por quinze turmas, entre a pré-escolar e o 1º ciclo, num total de 360 crianças, 22 docentes e 10 elementos do pessoal não docente.
Materiais:
De forma a reutilizar os pacotes da Compal que os alunos consomem em casa, solicitou-se-lhes que trouxessem de casa pacotes vazios. Mais uma vez verificámos que nossos alunos são fiéis consumidores da Compal, pois rapidamente juntámos a “matéria-prima” necessária à elaboração do trabalho. Foram necessários mais alguns materiais ( jornal, cola, tintas…). Sempre que possível demos preferência à reutilização de materiais.
Metodologia:
Inicialmente procedemos à sensibilização dos alunos para o projeto.
Na Biblioteca da Escola, durante algum tempo, foram apresentados e dinamizados vários livros infantis, sendo um dos objetivos a seleção do livro e da personagem para o concurso. Depois de alguma “discussão saudável” a escolha recaiu no livro “O Príncipe Feliz”.
Como já vem sendo habitual, foi feita também, uma sensibilização junto da comunidade escolar para a importância da reutilização de embalagens e deste modo de resíduos, para com eles construir objetos significativos. Procedemos, também, à divulgação dos selos da marca TetraPack e da Organização FSC - Forest Stewardship Council, da sua missão e dos seus objetivos, de forma a envolver as crianças, famílias e comunidade educativa na identificação das embalagens TetraPak.
Recolhidas as embalagens, e depois de abertas e lavadas, os alunos procederam ao seu “descascamento”, separando a parte interior metalizada, do cartão para que pudessem ser utilizados em separado.
Um grupo de alunos tratou da capa, enquanto a outros coube-lhes fazer o Príncipe (Feliz). Depois de separada a parte metalizada das embalagens Compal, colou-se o cartão para fazer a capa. Em seguida pintaram de amarelo. Procedeu-se ao desenho e recorte das letras para o titulo, nas embalagem tetrapak, concluindo a capa.
Para a personagem – o Príncipe Feliz – fez-se a estrutura interior em papel de jornal que depois foi coberta com pasta de papel, (feita com restos do jornal e bocadinhos de cartão das embalagens tetrapak), Depois de seco pintaram a personagem em amarelo. O Traje e coroa foram elaboradas com parte interior metalizada das embalagens da compal.
Todos os restos das embalagens e bocados não utilizados foram colocados no ecoponto amarelo, sensibilizando toda a comunidade educativa para a utilização deste ecoponto.
Conclusão:
O projeto a concurso foi coordenado por três professores (a professora bibliotecária e mais duas), que fizeram a articulação com os restantes elementos, numa constante partilha, distribuição de tarefas e envolvimento.