Trabalhos 2022
Amadora Inova - pólo da Reboleira (Amadora)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Ulisses
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
A turma 6ºF, do Projeto 12-15, do Pólo da Reboleira, escolheu a obra “Ulisses” de Maria Alberta Menéres.Esta obra foi lida e trabalhada nas aulas de Viver em Português. Adorámos cada aventura e peripécia vivida pelo Ulisses e seus marinheiros. A obra despertou-nos curiosidade, ensinou-nos coisas novas e até nos fez rir em alguns capítulos.
Para a capa, escolhemos colocar apenas o nome da obra, pois é o nome da personagem principal. Elaborámos uma espada pois, na nossa perspetiva, representa a bravura e coragem de Ulisses perante todas as adversidades sentidas, ao longo da história.
Como objeto representativo escolhemos o cavalo de Troia porque representa a força e a determinação do herói da nossa história. É o símbolo da Guerra de Troia, usado como estratégia para derrotar os troianos.
Para a elaboração da capa, pintámos uma folha com vários tons de amarelo, fizemos as letras e a espada a partir do recorte de embalagens Compal vazias. Decorámos com um cesto de fruta também recortado das embalagens e com os símbolos FSC, Tetrapack e Compal.
Na elaboração do cavalo em três dimensões, reutilizámos cartão das caixas das folhas de impressora utilizadas na escola, sobrepusemos os moldes para criar efeito 3D, pintámos e decorámos com recortes das embalagens Compal e símbolos FSC, Tetrapack e Compal. Para a base, reutilizámos e pintámos cartão e reutilizámos, também, um pedaço de cordel.
Como materiais auxiliares, usámos tintas, fita cola, cola, cartolina preta.
No final, ficámos muito orgulhosos do nosso trabalho. Foi algo criado por nós, desde o início. Escolhemos a obra, debatemos ideias, planificámos o nosso projeto e elaborámos todo o trabalho em equipa, dividindo tarefas e ajudando-nos mutuamente. Foi com muita satisfação que fotografámos o trabalho final e estamos, neste momento, a construir este texto para a professora submeter.