Trabalhos 2022
Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
A fada Íris e a floresta mágica
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Título da históriaA Fada Íris e a Floresta Mágica
No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias (Tetra Pak)
EB1/PE Visconde Cacongo
Coordenadora Eco-Escolas: Ana Vieira
Turma participante: 4º ano B
A EB1/PE Visconde Cacongo inscreveu-se na atividade ‘No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias’, no sentido de abordar o tema do ano “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, associado a uma obra de literatura infantil.
Este é um tema particularmente importante para a nossa escola, uma vez que esta fica situada na ilha da Madeira, toda ela muito rica em Biodiversidade. Parece-nos imprescindível abordar esta temática com os nossos alunos, desde cedo, de modo a despertar a consciência dos alunos para a necessidade de preservar a nossa riqueza natural, com especial enfoque para a Floresta Laurissilva.
O tema em questão foi introduzido através da exploração da obra literária infantil ‘A Fada Íris e a Floresta Mágica’ de Maria Aurora. Esta história tem como cenário a Floresta Laurissilva e animais e plantas que lá habitam. Após a leitura e a exploração da mesma, decidiu-se representar a capa do livro e a figura do Bisbis, o pássaro mais pequeno e emblemático da nossa floresta.
Foram recolhidas várias embalagens da compal e depois de alguma pesquisa procurou-se representar tanto a capa como a imagem do Bisbis, com recorte de partes dessas embalagens disponíveis, tentando que o amarelo fosse a cor de prevalência. Utilizou-se, ainda, algum material de desgaste, como cartolina, cola, lã, etc.
A atividade permitiu aos alunos um maior conhecimento sobre a Biodiversidade da Madeira e contribuiu para a reutilização de materiais, numa sociedade mais sustentável, em que se implementa a prática dos 5 R’s. Este desafio integra-se no trabalho que a escola desenvolve em prol de um planeta mais limpo, enquanto uma Eco-Escola há 10 anos.
O trabalho final será exposto na escola na semana do Dia Mundial do Livro e divulgado no facebook da escola.