Trabalhos 2022
Escola EB1 de Barrocal (Pombal)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O Coelhinho Branco
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Memória descritiva:A EB do Barrocal – Agrupamento de Escolas de Pombal – inscrita no Programa Eco - Escolas, decidiu apresentar aos alunos a proposta de participação no projeto “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias”. A turma C do 3ºano, aceitou o desafio, de imediato e iniciou a recolha de embalagens Tetrapak, entre outros materiais.
A escolha da história “O Coelhinho Branco” surge na sequência do estudo do conto tradicional.
Esta é uma história espacialmente circular; a ação começa e termina no mesmo local – o local onde encontra proteção. Por ser uma narrativa que propõe um ambiente desafiante, que leva os interlocutores a desafiarem o risco até saberem do que são capazes; a perceberem que nem sempre o maior é o mais valente, tornou-se motivante.
Os alunos apropriaram-se do conto e escolheram trabalhá-la, unanimemente.
Para tal, traçamos um plano de ação conjunta: leitura e análise do regulamento do concurso; pesquisa sobre o significado dos símbolos FSC e da Tetrapak; a recolha e seleção de materiais/resíduos, estratégias e dinâmicas a seguir.
Assim, organizaram-se os materiais e construiu-se a capa e a personagem, de acordo com o regulamento.
Materiais utilizados:
• Caixa de cartão;
• Embalagens Tetrapak da marca Compal, vazias;
• Papel cavalinho – reutilizado, para as guardas;
• Tintas;
• Rolhas de cortiça;
• Sobras de lã, tecido, 2 missangas e fibra para enchimento;
• Calendário – papel;
• Anilhas de latas de sumo, vazias;
• Blisters;
• Cola, tesoura e agulha;
• Casca de abacate.
Metodologia adotada:
Abertura das embalagens e higienização;
Recorte e seleção dos elementos emblemáticos da Tetrapak, do SFC e da marca Compal;
Recorte da caixa e montagem da capa (base);
Pintura da capa, utilizando tinta, predominantemente amarela e rolhas de cortiça como pinceis;
Recorte de diferentes elementos das embalagens de sumo Compal: palavras; folhas e elementos ilustrativos;
Composição da lombada com símbolos da Tetrapak;
Construção da casa do coelho com papel pintado (parte amarela da parede); papel de calendário antigo (na porta e janela); tecido e anilhas (telhado) e símbolos da Tetra Pak (na construção da chaminé e fumo);
Ornamentação do meio envolvente (horta) com elementos retirados das embalagens;
Desenhar o coelho e decalcar em fibra para enchimento; cozer e colocar os elementos necessários: as orelhas (complementadas com folhas recortadas); a cara (olhos: utilização de bolinhas de papel retiradas do furador e blisters e para os óculos anilhas plásticas das tampas das embalagens e lã para as segurar e fazer a boca); o avental: recorte do tecido para o avental e colagem dos símbolos que suportam o desafio.
“Escrita” do título da história composto com lã e colagem de um exemplar do coelho;
Elaboração da personagem: coelho maior, pelo mesmo processo, mas com o cesto das couves, feito com meia casca de abacate, lã e missangas para a alça.
Composição das guardas do livro com tiras de cartão das embalagens Tetra Pak/ de sumos Compal, com as inscrições. Era uma vez... e a identificação (Escola, Turma e Agrupamento).
Dinamizado pela docente titular da turma:
Maria da Conceição de Araújo Sumares Abreu