Trabalhos 2022

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

"Alice no País das Maravilhas"

Capa do Livro:

Imagem visual desenvolvida para a animação gráfica da capa do livro "Alice no País das Maravilhas". Enfoque no aspeto cromático, o amarelo alusivo à cor do Ecoponto e à reutilização das embalagens da Compal/ TetraPak.

Personagem ou símbolo da história:

O Chapeleiro Louco, personagem importante da obra "Alice no País das Maravilhas". Iniciou-se o trabalho pela construção da cabeça, depois o tronco e os braços. Passou-se para a base, para a cartola e por fim, para a chávena.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

A hora do chá do Chapeleiro Louco. Composição com o conjunto das duas peças ilustrando a hora do chá do Chapeleiro Louco no País das Maravilhas.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Símbolo da Forest Stewardship Council (FSC) - organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada à promoção de uma gestão florestal ambientalmente adequada e da Tetra Pak - empresa dedicada ao fabrico embalagens alimentares.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Momento de montagem das peças sobrepostas que constituem as personagens da animação gráfica da capa da obra "Alice no País das Maravilhas".
Etapa final da primeira fase - desenho - da construção da personagem o Chapeleiro Louco da obra "Alice no País das Maravilhas".

Memória descritiva:

CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM
O desafio foi lançado na disciplina de Educação Visual. A professora informou as turmas do regulamento do concurso, dos prazos de entrega e selecionou-se o conto infantil a trabalhar. O conto escolhido foi a “Alice no país das maravilhas”.
Juntamo-nos em grupo de dois e a professora projetou várias imagens da Alice e dos personagens do conto. Também projetou e explicou a Metodologia Projetual para começar o trabalho. Esta foi trabalhada numa folha A3 de papel cavalinho e todas as fases foram escritas pelo grupo.
Selecionámos a personagem “chapeleiro louco”, porque é uma personagem importante no livro. Fizemos várias pesquisas na internet e começamos o nosso plano para a construção da peça/objeto.
Iniciámos o trabalho com a planificação, através de vários desenhos, da construção da personagem e listámos o material necessário para a sua execução.
Foram usadas 12 Caixas de sumo Compal; meio novelo de lã sintética verde; fita cola; 10 tubos pequenos de cola quente; tintas guache; cartão para a base; pauzinhos de espetada; papel celofane amarelo e 4 ataches.
Com o material todo, iniciámos a construção pela cabeça, depois o tronco e os braços. Passámos para a base, a cartola e por fim, a chávena. Os instrumentos utilizados na sua execução foram a tesoura, a régua, pistola de cola quente e secador de cabelo.
Fomos testando diferentes tipos de colas e quais funcionavam melhor com o material das embalagens de Compal, selecionando a cola quente por ser a mais eficaz.
Ao longo das várias aulas, o projeto foi avançando e percebemos que para fazer um bom trabalho, precisamos sempre de ter uma planificação com tudo o que é necessário como as medidas exatas ou os materiais que vamos utilizar, para que o projeto seja concluído com sucesso.
Pensamos ter conseguido atingir o objetivo que tínhamos, o de construir uma personagem que respondesse ao desafio do concurso.
CONSTRUÇÃO DA CAPA DO LIVRO
O desafio foi lançado na disciplina de Educação Tecnológica. A professora dialogou com as turmas acerca do regulamento do concurso e dos prazos a cumprir. De seguida selecionou-se o conto infantil para trabalhar. A escolha recaiu sobre a obra “Alice no país das maravilhas” e ficou a dever-se à associação da história maravilhosa aos sumos da Compal também terem um sabor muito bom.
A imagem visual desenvolvida para a animação gráfica da capa do livro, focalizou-se sobre o aspeto cromático, o amarelo alusivo à cor do Ecoponto e à reutilização das embalagens da Compal/ TetraPak para a realização do tipo de letra do título. Assim como para todas as personagens da história consideradas principais. O elemento central a árvore com a copa em forma de coração e as flores, têm como simbologia os frutos, a sua naturalidade e qualidade dos sumos da Compal que todos se deliciam.
Pode-se concluir que as opções obedeceram basicamente à intencionalidade pela diferença, despertar a consciência e o interesse da bebida Compal/Natural e aliar a temática do ambiente (reutilização e reciclagem) à literatura.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO

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