Trabalhos 2022

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

A sustentabilidade explicada “às pessoas grandes”

Capa do Livro:

A sustentabilidade explicada “às pessoas grandes”<br/>“As pessoas grandes nunca percebem nada sozinhas e uma criança acaba por se cansar de ter que estar sempre a explicar-lhes tudo” (Saint-Exupéry, A., 1987. O Principezinho, 6ª ed. Caravela.)

Personagem ou símbolo da história:

Fininho como um dedo… Um livro infantil cheio de ensinamentos que forma cidadãos responsáveis.<br/>“- Que bicho mais curioso que tu me saíste! Fininha como um dedo…<br/>- Mas sou mais poderosa do que o dedo de um rei – disse a serpente

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Ser sustentável é divertido!<br/>É urgente cativar o Ambiente!

Símbolos FSC e Tetrapak:

O pequeno príncipe Invade a escola!

Elaboração do trabalho (2 fotos):

A Avioneta!
Coleta e reciclagem do lixo no bar da escola

Memória descritiva:

O projeto foi desenvolvido com uma turma de 10.º Ano - Ensino Profissional.
Os alunos foram os intervenientes, tomando consciência da implementação da ação para a biodiversidade local, e do respeito pelo ambiente. Potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes.
1. Foi explicado o processo de conceção e de elaboração da ação, assinalando os símbolos mais significativos do Principezinho, "Cativa-me para o Ambiente".
2. A metodologia usada foi de reutilização das embalagens recolhidas no bar da escola, articulando o trabalho com os conteúdos curriculares no âmbito da componente de cidadania, cuja essência refletiu a consciência ecológica a partir da história do Principezinho.
3. Forram utilizados materiais complementares como colas, tinta guache, cartão.
4. Este desafio teve como objetivo trabalhar a Educação para a Cidadania Ambiental:
A sustentabilidade explicada “às pessoas grandes” “As pessoas grandes nunca percebem nada sozinhas e uma criança acaba por se cansar de ter que estar sempre a explicar-lhes tudo” (Saint-Exupéry, A., 1987. O Principezinho, 6ª ed. Caravela.)

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png