Trabalhos 2022

Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

O Lobo Mau e os Três Porquinhos.

Capa do Livro:

Nesta imagem está patente a capa do livro. Nesta imagem podemos verificar uma das cenas que as crianças mais gostam do livro, que é o Lobo Mau a soprar, tentando destruir a casinha. Daí o título do nosso livro ser "O Lobo Mau e os Três Porquinhos".

Personagem ou símbolo da história:

As crianças gostam muito da figura do Lobo Mau, por isso trabalhamos a figura com componentes da embalagem da Compal. O corpo decoramos com as imagens de fruta, a barriga com o símbolo da Tetra Pack, as mãos e os pés com as folhas das embalagens da Compal

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Utilizamos na capa um fio que faz com que o Lobo Mau se movimente enquanto sopra e movimenta-se em direção à casinha. É um fator surpresa que as crianças gostaram imenso porque conseguem o lobo a soprar e a dirigir-se à casinha do Porquinho.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Os símbolos FSC e Tetrapak foram usados para compor a casinha do Porquinho. No telhado usamos os símbolos Tetrapak e também o fumo da chaminé. Na casinha e na chaminé usamos o símbolo FSC para compor os tijolos da casinha com diferentes tamanhos.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Esta imagem mostra uma criança a ver a história, nomeadamente a cena escolhida pelo grupo para representar na capa. Todas as crianças exploraram a história folheando as páginas e imitando a reação do Lobo e dos Porquinhos.
As crianças ajudaram a colar recortes verdes para compor a relva da nossa capa.

Memória descritiva:

Este desafio foi concretizado por algumas crianças das salas dos Miminhos I e Miminhos II (salas de Berçário) do Infantário de Santa Cecília, com idades compreendidas entre os dezoito e os vinte sete meses. Também contámos com o auxílio das coordenadoras do Projeto Eco Escolas para a concretização do mesmo.
O envolvimento das crianças neste projeto consistiu na colocação da cola UHU nos diversos elementos que constituem a história, nomeadamente a figura do lobo mau, a casa dos porquinhos e o cenário exterior. Foi também utilizada a cola quente em alguns pormenores. Para além destes materiais utilizámos caixas da Compal, tecido, cartão, papel e cordel.
As técnicas utilizadas foram: recorte e colagem dos símbolos da Tetra Pak, FSC® e da marca Compal. O tecido utilizado estava em fim de vida e foi reutilizado para colar numa base de cartão e dar o acabamento no tom amarelo.
O livro que nós reproduzimos é alusivo à história infantil: “Os três porquinhos”, que é um conto tradicional muito conhecido que integra a Literatura Infantil. A escolha desta história baseou-se no facto de as crianças estarem a abordar os animais da quinta. É um tema que lhes suscita interesse, pois estão numa fase que gostam muito de imitar os sons dos animais.
Aquando do conto e da exploração desta história com as crianças, demos-lhe a escolher duas ilustrações da história para posteriormente podermos reproduzir: o episódio em que o lobo mau sopra e tenta derrubar a casinha ou o episódio em que o lobo mau entra pela chaminé e cai no caldeirão. As crianças optaram por escolher a primeira, pois é um episódio que lhes capta mais atenção e eles gostam de imitar o lobo a soprar a casa e consideram divertida essa atividade.
Decidimos escolher este cenário uma vez que este episódio se repete três vezes ao longo da história: o lobo a soprar e a tentar derrubar a casinha e podemos, nesses três momentos, imaginar a casa feita com materiais diferentes (primeiramente de palha, depois de madeira e por fim de tijolo). Para além disso, quando olhamos para este cenário conseguimos identificar as emoções das personagens da história: a raiva do lobo (personagem explícita) e o medo dos porquinhos (personagens implícitas, pois estão escondidas dentro da casinha de tijolo).
Em suma, o conto e a exploração desta história foi realizada com todas as crianças das duas salas de berçário, mas apenas as mais crescidas ajudaram na concretização deste cenário. Realizamos um vídeo do lobo mau a soprar em direção à casinha do porquinho da casinha de tijolo para melhor exemplificar a dinâmica que tentamos dar ao nosso trabalho mas não conseguimos submeter na plataforma. Através de um fio que o adulto manipula o lobo mau movimenta-se soprando em direção à casinha.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png