Trabalhos 2022
Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Eu não fui
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Baseada na história infantil “Eu não fui”, de Christian Voltz, uma camponesa sofre um percalço, uma hilariante história, encadeada e circular, para descobrir o verdadeiro causador do problema. Nem a vaca, nem o burro, nem o pintainho, nem o mosquito… então quem foi? Nós não fomos! Um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-escolar, uma história cheia de humor e disparate, onde se propõe uma reflexão sobre a culpa e sobre a importância de todos no nosso ecossistema.Este foi o ponto de partida da sala de jardim de infância (sala D) do colégio O Cantinho dos Amigos.
As histórias são uma constante companhia no nosso dia a dia, por isso fazia todo o sentido abraçar um desafio aliado a elas. Ainda para mais, o nosso grupo é responsável pela Brigada dos Resíduos e pelo projeto com o tema Biodiversidade.
Começámos por envolver as famílias no projeto, sensibilizando-as para guardarem as embalagens da Tetra Pak da marca Compal. Fomos juntando no nosso eco-ponto amarelo.
De uma forma lúdica, reconstruímos uma história para sensibilizar toda a comunidade escolar para a reutilização de materiais, na elaboração de trabalhos, para a importância dos livros e dos hábitos de leitura e para a importância da preservação de espécies de insetos.
Resolvemos fazer o trabalho em bases de cartão, reaproveitado das caixas utilizadas pela nossa cozinha. E é aqui que temos uma ressalva a fazer. Todo o trabalho estava planeado ser construído sobre o cartão, ao natural, mas, segundo o regulamento, a história deveria ser predominantemente amarela. As embalagens não são amarelas, logo, a solução foi pintar o cartão de amarelo, sendo que as crianças questionaram de imediato “se é reciclado, porque utilizamos tintas no cartão? Assim não vai dar para o reciclar mais…” Algo que deixamos para vocês refletirem.
Com as bases de cartão pintadas, partimos para a recriação das personagens de toda a história, para que a pudéssemos reconstruir.
As crianças começaram por fazer o desenho em papel e preencher com pedaços das embalagens, recortadas. Mas não resultou, a cola não agarrava os pedaços de embalagem ao papel. Modificámos a técnica e abri as embalagens espalmadas para que desenhassem na própria embalagem, no entanto, também não resultou. As embalagens têm demasiada informação visual e as crianças estavam com dificuldade em desenhar sob essa informação visual. Experimentei, então, dar as embalagens espalmadas abertas, mas desta vez, com o interior voltado para cima, de forma que ficasse tudo liso, só com a cor metalizada, característica do interior das embalagens Tetra PaK.
As crianças conseguiram desenhar as personagens, recortaram, com ajuda do adulto (uma vez que o material não é fácil de ser recortado por elas). Complementaram as suas personagens com materiais reciclados, tais como: caricas, tampas, fio de eletricidade (recolhido de carregadores que estavam no Depositrão da nossa escola).
Para o concurso, recriámos a capa da história. Construída com embalagens Tetra Pak da marca Compal, que compõem a cara da camponesa; o cabelo com uma saca de batatas, os olhos com tampas, o nariz com rolhas, os braços e pernas com cabo de carregadores, o vestido foi feito com tecido das nossas batas, um modo de personalizar o nosso trabalho. A palha da imagem está representada com pedaços de embalagens, onde é visível todos os símbolos que nos foram solicitados no regulamento. A aranha é uma aranha de plástico que guardámos da decoração do Halloween.
Escolhemos como personagem ou símbolo da história, o conjunto dos animais construídos. Segundo as crianças, a mensagem desta história é o caos que o nosso planeta pode ficar com a extinção de espécies. Todos os animais são construídos com embalagens e materiais reciclados e apresentam pormenores onde são visíveis os símbolos solicitados.
Gostámos muito de participar neste desafio.
Partilhamos a foto do resultado final e esperamos que gostem, não só da composição, como da mensagem, Por aqui, ficará em exposição, para que toda a comunidade escolar possa ver a obra e apreciar a mensagem que ela transmite.
Obrigada!
A educadora Carla Vaz