Trabalhos 2022
Escola EB 1/PE da Marinheira (Câmara de Lobos)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O novelo e outros contos
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Este trabalho propõe-se participar no desafio Tetrapak/Compal 2022 “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias”.O trabalho iniciou-se com a proposta de histórias realizada pelos alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade da nossa escola. Os alunos realizaram, assim, cada um, um desenho de uma capa de uma história de que gostassem muito. Após consideração, foi decidido que seria interessante colocar como história principal "O novelo de emoções". Mas, como não queríamos esquecer todas as outras histórias que inspiraram os mais pequeninos, achamos por bem alterar o título da história principal e, desta forma incluir todos os outros de uma forma simbólica, ficando assim... "O novelo e outros contos".
Para a construção do livro adotou-se de imediato a cor amarela como cor principal e deu-se destaque ao novelo no seu emaranhado de fios coloridos que correspondem às diferentes emoções depositado numa cesta. Com as embalagens tetra pak (o seu interior) foi construída a lombada e as folhas do livro. Também foram utilizados recortes destas embalagens que reportam o observador para a temática do ambiente. as letras utilizadas são todas de embalagens da Marca Compal.
Quanto à nossa personagem principal, a Marta, achou-se por bem modificar alguns elementos sem, no entanto, retirar a sua "personalidade" enquanto personagem. Esta foi construída a partir de um desenho base de um aluno, e que posteriormente foi caracterizada com elementos das embalagens da Tetra Pak, da marca Compal e o símbolo FSC®.
Nesta história, a Marta vai reconhecer as emoções e que estas não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!
Quanto à participação dos alunos estes demonstraram muito interesse pelo trabalho a desenvolver ao longo de todo o processo, tendo sido evidente o seu empenho.