Trabalhos 2022
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Pinóquio
Capa do Livro:
Personagem ou símbolo da história:
Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Elaboração do trabalho (2 fotos):
Memória descritiva:
Memória DescritivaPara cá da narrativa escorreita e despojada, ficam as estórias da história de uma protuberância nasal evoluindo ao sabor de tropeções crónicos ou ocasionais na vera geometria dos factos.
Nascer e defuntar sem entorses expostos nas traves-mestras da vida respiratória ou nas suas réplicas sucessivas e sucessórias não é trajeto recomendado ao comum dos mortais, por tal propósito não ser almejável nem atinente ao palato das hodiernas moralidades.
Ainda assim, na busca sagrada dos sacrossantos princípios da ética tutelar, fadamos asas às vagas d’enfeitiçar e ousamos calcetar a imaginação trôpega de mentes inteiramente livres com pedras de comportamentos e condutas matriciais.
Nesta demanda de terreiro fértil e favorável à sementeira auspiciosa, carregamos as contingências e as contrariedades proverbiais, aduzidas as demais e consabidas discrepâncias existenciais.
Em suma: baralhamos e enredamos atilhos e trocadilhos para refinar constatações, observações, sentenças sumárias e miudezos quejandos, num redemoinho de tempestade perfeita… e os alunos pasmados no aquilometrado nariz de enxertia bravia, num delírio olfativo de transpiração assíncrona.
Arrimamos pedaços de embalagem como calhaus de leito fluvial, macerados e trajados a preceito; ajeitamos e acolchoamos pormenores fedelhos, harmonizando retalhos descasados; emprestamos vida a pedaços informes de desperdício desperdiçado; enfim, abonecamos o amarelo, amarelamos o boneco.
Eis a nossa casa amarela: a casa da fantasia, da brincadeira, da felicidade. Um nariz feito chaminé ou sonda, feito húmus ou trampolim de pardal, feito trambolho de marceneiro ou espadachim de guerreiro; feito grua de estaleiro ou ponte de vidro espelhado, ponto de prumo ou nível acidentado.
O amarelo é a cor do Pinóquio; o seu nariz é, às vezes, a cor da nossa vida.