Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

E viveram felizes para sempre… em palácios separados

Capa do Livro:

Capa do livro "E viveram felizes para sempre… em palácios separados", de Virgínia Lopez e Inês Balinha Carlos.

Personagem ou símbolo da história:

A personagem da história: Branca de Neve.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa do livro com a personagem principal e o livro original.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Pormenores da capa do livro com os símbolos FSC e Tetra Pak, que se encontram no castelo da Branca de Neve e no título do livro respetivamente.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Fase de construção: Recorte de embalagens da Tetra Pak e decoração da capa do livro.
Fase de construção: criação da Branca de Neve com colagem de pedaços das embalagens recolhidas.

Memória descritiva:

Depois da seleção da obra E viveram felizes para sempre… em palácios separados, de Virgínia Lopez e Inês Balinha Carlos, escolheu-se qual a personagem a construir tridimensionalmente – a Branca de Neve e procedeu-se à seleção dos materiais a utilizar.
Na primeira etapa, os alunos selecionaram as embalagens Tetra Pak com o objetivo de retirar pedaços coloridos e símbolos da marca Compal e FSC. Em seguida, decidiram quais as dimensões do suporte para a capa do livro, assim como em relação à personagem escolhida.
Procederam à pintura do suporte/base (folha de cartolina branca), utilizando tinta acrílica verde e branca. Com a ajuda de uma fotocópia ampliada recortaram a silhueta da personagem da história e posteriormente foram recortando as diferentes partes que a compunham: a blusa, a saia, a espada, o cabelo, a coroa, os sapatos, o rosto, etc., por forma a criar uma colagem por encaixe das diferentes partes.
Na tentativa de imitar o padrão das roupas, os alunos recortaram, a partir das diferentes texturas/cores presentes nas embalagens Tetra Pak /Compal de forma a conseguir obter um efeito visual o mais próximo do real. Por exemplo, tanto para a personagem tridimensional (30,5 cm) como para a da capa do livro, no que respeita à saia, recortaram os vários símbolos em forma de coração da Compal que colaram sobre peças em tons de amarelo, que tinham sido previamente coladas num fundo de cor castanha resultante da separação da película prateada da embalagem.
Em relação à capa de livro, o desafio foi maior, uma vez que havia mais elementos a construir, visto ser necessário ter em conta os diferentes planos da imagem, formas e padrões/texturas. Assim sendo, em primeiro lugar recortaram os moldes das diferentes partes das personagens: Príncipe, Branca de Neve e Violeta (rosto, cabelos e as várias peças de roupa).
Em seguida, procedeu-se à colagem da árvore recortada em cartão do interior da embalagem, onde se traçaram pequenos riscos com marcador fino para melhor criar o efeito desejado e onde se colou a personagem Violeta num dos seus ramos.
Depois foram-se colando as diferentes torres do castelo sobre as quais se colocaram as pedrinhas recortadas uma a uma, num fundo amarelo retirado também de embalagens Tetra Pak, onde está colocada a personagem Branca de Neve.
Fez-se a montagem do palácio do Príncipe, colando-o num primeiro plano junto à árvore a olhar para a sua pequena filha Violeta. De salientar a dificuldade que houve em encontrar as “áreas “coloridas que fossem suficientes para obter o efeito o mais próximo da capa original.
Colaram-se as letras recortadas de embalagens de Compal, e outras de tamanho reduzido desenharam-se com recurso a um escantilhão para que os alunos conseguissem escrever o título e os autores do livro. Procedeu-se, por fim, ao corte do suporte com as medidas 39cmx32cm.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png